O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotora de Justiça Dra. Luciana Costa Girão Pierre pediu o IMEDIATO AFASTAMENTO do prefeito Henrique Sávio Pereira Pontes, como também o bloqueio das contas do Município de Ipu, junto aos Bancos do Brasil S.A e Caixa Econômica Federal.
O Ministério Público deu entrada ontem (29/11) no pedido de afastamento do prefeito Sávio Pontes e no bloqueio dos recursos das contas da prefeitura de Ipu.
A qualquer momento, divulgaremos maiores detalhes.
Vários ipuenses foram atingidos com balas de borracha
Helicóptero da PM tentando dispersar a multidão
PS.: Enquanto praticamente todo o aparato da Segurança Pública da Zona Norte do Estado do Ceará encontrava-se em Ipu (12 viaturas) dando cobertura ao prefeito Sávio Pontes, aconteceram vários delitos nas cidades circunvizinhas, inclusive o assalto à agência dos Correios do município de Pires Ferreira.
Amanhã, (30/11) as contas da
prefeitura de Ipu amanhecerão com R$ 697.832,48 (seiscentos e noventa e sete
mil oitocentos e trinta e dois reais e quarenta e oito centavos). Este é o
somatório da verba do dia 30, referente ao FPM e FUNDEB, que pode ser
consultada no site do Banco do Brasil.
Ao ser afastado da prefeitura de Ipu
no dia 13 de setembro deste ano, Sávio Pontes ainda não havia pago os meses de
outubro, novembro e o 13º salário do ano de 2011 da Autarquia de Saúde, como
também o mês de junho dos professores contratados, os meses de julho e agosto
de todos os servidores, além do 1/3 das férias dos mesmos.
O vice prefeito Dr. Luiz de Gonzaga
assumiu o comando da prefeitura por 60 dias e durante esse período pagou 1/3 de
férias dos professores, o mês de setembro, outubro e a metade do décimo
terceiro salário.
A Autarquia Municipal de Saúde ainda
está esperando receber os meses de outubro, novembro e o 13º salário do ano de
2011, o mês de agosto e novembro deste ano, que somados com os meses de
dezembro e o 13º salário de 2012, totalizam
07 meses.
Grande parte das demais secretarias
está esperando receber os meses de julho, agosto e novembro que somados com o
mês de dezembro e a metade do 13º salário totalizam 4 meses e meio. Os professores contratados ainda estão
esperando receber o mês de Junho de 2012.
Como só restam 30 dias para que Sávio
Pontes deixe de vez a prefeitura e restando apenas 3 repasses (10, 20 e 30 de
dezembro), é grande a expectativa dos servidores municipais com o destino
desses 700 mil reais que a prefeitura de Ipu receberá amanhã.
Caso não seja efetuado nenhum
pagamento de servidores amanhã, será marcado uma assembléia geral para discutir
as providência que serão adotadas para garantir o pagamento dos funcionários
municipais.
A posse do prefeito Sávio Pontes foi marcada por um ato público encabeçado por funcionários municipais e a população em geral em protesto pelo retorno do prefeito que estava afastado do cargo desde o dia 13 de setembro. Os manifestantes se dirigiram ordeiramente até o Fórum de Ipu e depois para a Câmara de Vereadores. Um grande aparato policial foi chamado para coibir excesso por parte da população que gritava a toda hora “povo unido jamais será vencido”, “queremos liberdade”, “fora Sávio Pontes”. Faixas marcavam o desprazer com a volta do prefeito que ficou conhecido pelos seus defensores de “Papai”. Para os funcionários que se manifestaram em frente à Câmara, a volta do prefeito Sávio Pontes representa o retrocesso político e administrativo, principalmente porque durante muito tempo, esses funcionários sofreram com atraso no pagamento de salário. Houve um princípio de tumulto em frente à Câmara de Vereadores. O comandante da região, Paulo de Tasso foi obrigado a chamar o COTAR e o Helicóptero da PM (foto abaixo) para fazer a escolta do prefeito que tomou posse na Câmara. Acompanhe agora todos os detalhes.
OS DETALHES
A posse do prefeito Sávio Pontes foi marcada por um grande ato público que saiu da Praça de Iracema até o Fórum e terminou na Câmara de Vereadores. Já no Fórum, o prefeito não teve coragem de enfrentar os manifestantes, houve um esquema para tirar o prefeito pelos fundos do prédio.
Na Câmara uma multidão indignada, aguardada a chegada do prefeito para tomar posse. Um forte amparado policial foi chamado para escoltar o prefeito na saída da Câmara. Muitos ovos foram jogados pelos manifestantes que a todo o momento chegavam para acompanhar o desfecho final. O comandante do destacamento, policial militar, Paulo de Tasso foi obrigado a chamar mais reforço policial para dar guarida a saída do prefeito, houve tumulto e a Dra. Eliene Santos e a jovem Soraya Mororó (foto) foram detidas. Na saída do prefeito, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o prefeito, um policial do COTAR perdeu sua razão e atirou com balas de borrachas e bombas de efeito moral contra os manifestantes, duas pessoas foram feridas no desfecho final.
ENTENDA O CASO
Essa já é a terceira volta do prefeito Sávio Pontes a prefeitura de Ipu. Ele já foi afastado pela comarca de Ipu, pelo Tribunal de Justiça do Ceará e pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça em Brasília.
Segundo denúncia do Ministério Público, o prefeito em questão é suspeito pelo desvio de R$ 3,1 milhões que seriam usados para construção de banheiros populares em cidades do interior do Ceará.
Ontem (27-11) foi pago a primeira parcela do 13º salário dos funcionários municipais, o que gerou também um grandioso tumulto na agência da Caixa Econômica Federal (foto), pós os funcionários com receio que o prefeito empossado fizesse o mesmo que em 2009 quando estornou da conta dos professores o rateio do FUNDEB depositado no final da administração da ex-prefeita Corrinha Torres.
Acompanhe agora todos os detalhes de bastidores da tumultuada posse do prefeito Sávio Pontes.
- Afrânio Soares –
BASTIDORES EM FOTOS E SLIDE SHOW
Click na foto para assistir ao SLIDE SHOW Uma produção de Afrânio Soares ----------------------------------- - FOTOS EXTRAS -