quinta-feira, 20 de agosto de 2009

* INSPEÇÃO DOS KITS SANITÁRIOS PELO TCM

Estiveram em Ipu, nos dias 17, 18 e 19 de Agosto, a Comissão do Tribunal de Contas dos Municípios composta por Gerardo Araújo Filho (Técnico) e Francisco Josair de Oliveira (Engenheiro), com a finalidade de realizar uma inspeção nas Obras, entre elas, a construção dos kits sanitários no valor de R$ 3.159.976,32 (três milhões, cento e cinquenta e nove mil, novecentos e setenta e seis reais e trinta e dois centavos), obra totalmente liquidada e paga, segundo a prestação de contas do prefeito Sávio Pontes.
a
O mesmo chegou a publicar no 2º informativo da prefeitura denominado Jornal do Novo Tempo, do mês de Junho, na página 3, a seguinte mentira: “ A Prefeitura de Ipu, em parceria com o Governo do Estado, vem beneficiando as diversas localidades do município com projeto de construção de mais de dois mil kits sanitários. Desta vez, foram atendidas as localidades de Abílio Martins (sertão com 200 kits) e São José dos Martins (serra com 48 kits) que já receberam o benefício.”
a
Vejam agora o que foi encontrado pelos técnicos do TCM:
a
Abílio Martins: apenas 06(seis) banheiros não concluídos;
São José dos Martins: apenas 01(um) banheiro não concluído;
São José do Sertão: apenas 04(quatro) banheiros não concluídos;
Santana: apenas 02(dois) banheiros não concluídos;
Gameleira: nenhum;
Baixa Larga: nenhum;

Resumindo: De dois mil kits, os técnicos não chegaram a encontrar 150 (todos sem serem concluídos e com apenas duas manilhas na fossa séptica).
a
O incrível é que o pessoal da prefeitura queriam incluir 14 banheiros feitos em 2008 na localidade de Criminoso. Uma pena que esqueceram de retirar a placa da obra que ainda estava no local e não contavam que os técnicos iriam entrevistar os moradores que desmentiram a informação.
a
Estiveram presentes nesta inspeção os vereadores Nilson Rufino, Alberto de Sousa, Arlete, o engenheiro da prefeitura Tácito Guimarães e dois Conselheiros de Saúde, os senhores: Joaquim Soares (Quindor) e Francisco Diogo. Não podemos esquecer as duas funcionárias da prefeitura Zelândia e Olinda (acompanhantes dos Técnicos).
a
Os conselheiros de saúde foram orientados pelos Técnicos do TCM a não assinarem a Ata da prestação de contas da Secretaria de Saúde de Ipu.
Vejam alguns banheiros encontrados.