sábado, 24 de outubro de 2009

* DESCULPA ESFARRAPADA

O governador Cid Gomes deu entrevista esta semana, dizendo ser capaz de “se sacrificar” (não disputar a reeleição) para dar vez a um projeto maior para o Estado e para o País. No caso, a candidatura do irmão Ciro a presidência da republica.
Balela pura! O que ocorre, é que o inábil governador procura hoje, qualquer pretexto para evitar expor-se ao constrangimento certo, de ser derrotado caso tente a reeleição. Cid, que era esperança para muitos, na prática, configurou-se como uma infeliz decepção - Nem os seus mais pessimistas opositores imaginavam uma gestão tão desastrosa quanto a que se vê.
Além de não acrescentar nada ao Estado, o mesmo, por pura incapacidade, acabou por comprometer setores importantes da estrutura física e social do Ceará: A malha rodoviária (conquista de muitos anos) está completamente avariada. A segurança, passando por problemas graves, marcados pelo avanço da criminalidade - no interior, explode a onda de assaltos a ônibus, cargas e bancos, consequência da retirada de policiais das fronteiras e pontos estratégicos, com o propósito de servir ao falido projeto “Ronda do Quarteirão”. Nas grandes cidades, sobretudo a capital, depois que a bandidagem tomou ciência de que as viaturas do Ronda são apenas ilustrativas, que não podem mais passar dos 60 km/h, sendo ainda vetado às viaturas, trocar tiros com marginais (preservação dos caríssimos veículos), também pelo pequeno número de efetivo, tais diligencia estão sendo feitas com apenas um homem, e este, não pode (ordens superiores) deixar o veículo só. Na pratica, o ronda não serve para nada e os marginais, repito; hoje conscientes disso, estão à vontade para fazerem o que quiserem.
Na educação, outro fiasco, entrou até com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para não pagar o piso nacional para os professores cearenses. Aliás, como andam os índices educacionais do Ensino Médio?
Na saúde, outro fiasco.
Sem “o pé nem a ponta” da administração do Estado, Cid Gomes, caso fosse reeleito (precisaria de manobras mirabolantes para isso) poderá comprometer circunstancialmente a campanha de Ciro à presidência. Pois dado a sua gritante incompetência, serviria de farta “munição” para os adversários do irmão, que usariam e usarão – caso aconteça – o Ceará como modelo de má gestão do Clã Gomes.
Por tanto, é sair do meio para não atrapalhar. Mas para isso, buscar um pretexto razoável – como este, por exemplo - tentando assim, ficar “menos feio na foto”. Tenho que admitir, que essa de “abrir mão por uma causa maior” é uma desculpa razoável.