quinta-feira, 15 de outubro de 2009

* DIA DO PROFESSOR

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará está passando para a opinião pública que a vinculação entre o salário dos professores e o rendimento dos alunos será a solução para a educação cearense.
a
Ou os técnicos da SEDUC são muito ingênuos ou despreparados para os cargos que ocupam. Qualquer calouro do curso de pedagogia sabe que o desempenho de um aluno depende de uma série de fatores que vão além do empenho dos professores. Entre tais fatores, não se pode descartar a realidade vivida pelos próprios estudantes, que vivem em áreas pobres e muitas vezes não têm o apoio necessário da família para dedicar-se aos estudos.
a
O governo Cid está, no fundo, responsabilizando o professor pela crise da educação e tentando comprar sua dedicação. Governador, a educação cearense só não é pior, porque conta com o compromisso dos atuais professores, muito mal pagos e humilhados por medidas como a adotada pelo senhor ao se recusar a pagar o piso nacional da categoria e ainda entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o mesmo! Se a educação cearense fosse depender da inoperância e incompetência dos governantes da SEDUC/CREDES que obrigam diretores de escolas a lotarem professores contratados sem qualificação, com a única função de fazerem politicagem dentro das escolas, há muito a educação estaria enterrada! Aqui em Ipu, temos um caso em que a diretora da Crede, Fátima Aragão, obrigou uma diretora a lotar uma professora formada em Educação Física para lecionar Língua Portuguesa no Ensino Médio. O problema é que essa professora ensinava os alunos a escrever a palavra REDAÇÃO com dois SS (REDASSÃO) rsrsrsrsrsrsrs. Aliás, como será que estão os índices educacionais do Ipu e região??
a
Agora, imaginemos um médico que não vai receber o salário ideal porque seu paciente não se curou. Um advogado que não receberá os proventos porque o cliente perdeu a causa. Um jornalista que terá um salário menor porque o jornal vendeu menos. É isso que ocorrerá com os professores do Ceará daqui em diante. Pobre educação cearense.
a
Só falta agora o prefeito Sávio Pontes copiar essa brilhante idéia do Governador para presentear os professores ipuenses, da mesma forma que os mesmos foram premiados quando: Tiveram seus proventos confiscados de suas contas; Foi aprovado o fiasco do piso salarial sem ser reajustado e retroativo a janeiro; Tiveram seus nomes usados para desviar dinheiro da educação na compra de agendas; São constantemente ameaçados pela secretaria através do oficio; Falta material didático nas escolas.
a
E para fechar com chave de ouro as comemorações do dia do professor ipuense, estará sendo votado amanhã (16/10) na Câmara Municipal, mais um golpe contra o funcionalismo público municipal, trata-se do INSTITUTO DE PREVIDENCIA DO MUNICIPIO-IPM, que, se aprovado, todos os funcionários municipais serão desvinculados do INSS e todos os seus direitos e garantias ficarão asseguradas pela previdência dos servidores municipais, comandada pelo honestíssimo prefeito Sávio Pontes. Não é lindo!