quarta-feira, 21 de abril de 2010

* MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA AFAI

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O MERCADO

Dia 19 de abril de 2010 foi oficializada publicamente a elitização do Mercado Público de Ipu Chico Mourão na audiência pública requerida, por ofício, junto à Câmara Municipal, pela Afai e pela família Mourão, subscrito pelo futuro Ex-Vice-Presidente da Afai Professor Mourão.

Na verdade, não constituiu audiência pública, porque dos 9 representantes (?) do povo na “câmara” (minúsculo mesmo), apenas 4 vereadores estiveram presentes, ainda assim, apoiadores do atual Prefeito. A oposição o gato comeu!

Não houve decisão pública, apesar de a grande maioria ser contra a venda do mercado. Houve informação sobre o projeto, discussão, desinformação, discordância, perguntas, respostas evasivas, puxa-saquismo, aplausos, vaias e, evidentemente, imposição de goela abaixo de uma decisão tomada anteriormente, transmitida por rádio e internet para o mundo inteiro.

Registre-se na agenda do IPU TINHA!

Agora, “já era” mais um patrimônio público e histórico construído em 1890, quatro anos antes da estação ferroviária, vendido a R$ 6.000,00 o metro quadrado. Para quem? Para os pobres que já trabalham lá, não será.

Estranho que a pouco mais de 300m do atual mercado há terreno à venda. Sem dúvida, sairia mais barato do que reconstruir. Se não é função pública construir Centro Comercial, então não construam em cima do Mercado Público Chico Mourão.

Reforme-se, higienize-se, reconstrua-se, recupere-se, mas não destruam mais um patrimônio histórico.