sábado, 16 de maio de 2009

* ESTÃO MATANDO A EDUCAÇÃO IPUENSE -


O desabafo abaixo foi enviado via e-mail
“MORIBUNDA?! DIFUNTA?! Resposta aos comentários feitos no site da Afai, sobre a educação ipuense.

Estornar o rateio do FUNDEB das contas dos professores, não é matar a educação ipuense??

Ludibriar os professores com manobras imorais e inconstitucionais através do piso salarial tirando-lhes os direitos adquiridos (gratificações) não é, matar a educação ipuense??

Colocar professores O/A de orientadores de aprendizagem em situação salarial rebaixada, comparação aos polivalentes, não é matar a educação ipuense??

Municipalizar escolas estaduais aproveitando apenas a estrutura física, perdendo laboratórios de ciências e de informática para outras cidades e ainda comemorar, dizendo que assim irá evitar os alugueis de casas que causam despesas para o município,quando na verdade sabemos que as casas continuam alugadas, algumas as mesmas e outras que foram substituídas, isso não é matar a educação ipuense??

Demitir professores e funcionários da educação concursados, com a justificativa de que a convocação foi ilegal e ainda dizer que não tem vagas, quando na realidade sabemos que as vagas existem e são ocupadas por contratos de interesse eleitoreiro, isso não é matar a educação ipuense??

Colocar professores de apoio (muitos), depois remaneja-los em pleno mês de abril, modificando a carga horária das escolas, causando transtorno à escola e aos alunos, isso não é matar a educação ipuense??

Disponibilizar às escolas um cardápio de merenda escolar através de uma nutricionista, e não cumprir ou modificá-lo por falta da quantidade ou do produto necessário, isso não é matar a educação ipuense??

Prometer em campanha eleitoral carros adequados e em quatro meses de administração,não respeitar, pelo menos a condição de manutenção dos transportes escolares, isso não é matar a educação ipuense??

Contratar professores sem pelo menos o curso pedagógico completo, isso não é matar a educação ipuense??

Colocar em cargos comissionados professores que não tem respeito pela classe e ameaçam literalmente os professores em pleno planejamento dizendo: “se não desligarem os celulares a gente corre atrás e toma”, se essa medida tão radical a respeito do uso dos celulares foi adotada por parte da supervisora da Educação de Jovens e Adultos, aliás diga-se de passagem, ela não tem vínculo nenhum com o município; se assim age para liderar......! isso não é matar a educação ipuense??

Promover pessoas inexperientes para liderar uma escola com quantidade significativa de alunos, pessoas que não trabalham em equipe, já expulsaram duas diretoras e desmotivam as colegas, isso não é matar a educação ipuense??

Mandar professor formarem turmas de E.J.A par que possam ser contratados para que após as turmas formadas possa demiti-los e colocar um concursado na vaga antes não existente, isso não é matar a educação ipuense??

Sustentar salas de E.J.A com uma frequência mínima de alunos é imoral, sabemos que a matrícula não corresponde ao número de alunos que freqüentam, um exemplo entre muitos, está na escola Moacir Alves Timbó, isso não é matar a educação ipuense??

Atrasar o salário dos professores, e ofertar para as mães rosas e brindes da boticário (aliás sabemos qual a finalidade da compra) quando na verdade precisávamos mesmo, era do nosso salário, para passarmos o dia das mães decente. Isso não é apenas matar a educação, vejam a decepção dos comerciantes, isso é tentativa de assasinato duplo.

Durante a campanha prometer apoio à educação, e retirar de maneira arbitrária o transporte dos universitários, isso não é matar a educação ipuense??

No site da Afai um determinado ipuense, perguntava se a educação teve morte súbita?! Amigo ipuense, sou educador da rede municipal e registro neste espaço sem nenhum interesse próprio ou político, digo-lhe que todo conhecimento de causa, que não foi morte súbita.

Os indicadores educacionais externos há muito tempo vem alertando sobre o nível de aprendizagem de nossos alunos e como bem ressaltou a secretária de Educação no Slogan trabalhado “ Educação fruto da ação de todos” somos todos responsáveis pela “morte” da educação, direta ou indiretamente.

Porém não podemos esquecer que existe um fator agravante para toda a doença; acreditei no novo tempo, como quem acredita na CURA de uma doença, no entanto o que vejo é a falta de cuidados em função da melhoria da educação.Infelizmente quem prometeu cuidar, salvar a educação está contribuindo par que seja arrancada de nós a ESPERANÇA DE SALVAR A EDUCAÇÃO.

Não é hora de apontarmos erros do passado, não podemos mais admitir esse jogo de empurra-empurra, a hora é de ação, não há tempo nesse novo tempo para a comparação, precisamos urgentemente de um sopro de VIDA para a EDUCAÇÃO IPUENSE.É muito forte quando admitimos a MORTE DA EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO É BASE DE UM POVO. Não podemos admitir morte alguma, apesar dos inúmeros motivos que a leva a morte e das incontáveis tentativas de assassinatos, tenho FÉ de que a EDUCAÇÃO apesar de tão doente resista. Sei que são muitas as sequelas desse trauma e acredito que a recuperação seja lenta. Ficaremos vigilantes para que os oportunistas não venham desligar os aparelhos da EDUCAÇÃO, ESTAREMOS ATENTOS PARA ALGUNS. Seria interessante que nossa EDUCAÇÃO continuasse moribunda, assim muito dinheiro .......

Educadores ipuenses apesar de tudo ainda devemos sonhar,... nossa luta será árdua, não sabemos do futuro, mas podemos planejá-lo no presente e cabe a nós cuidar da educação. Não vamos mais admitir as receitas e remédios ineficazes com preços exorbitantes, o raio X da educação foi divulgado ELA ESTA MORIBUNDA disse nosso amigo no site: Vamos deixar que essa morte aconteça?!!

Mesmo que tudo isso contribua para a morte da EDUCACÃO, podemos contribuir para salva-la.Lembre-se: UM POVO UNIDO JAMAIS SERA VENCIDO. DESABAFO DE UM PROFESOR DA REDE MUNICIPAL”