O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
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Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
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Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
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Aqui em Ipu, até mesmo esse recurso, está sendo tirado da boca das crianças carentes e desviado com a participação de empresas especializadas em formação de cartéis, fraudarem licitações e lavagem de dinheiro.
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No dia 09/03/2009 às 10:50, o prefeito Sávio Pontes realizou a Licitação 2002.01/2009-SE para aquisição de gêneros alimentícios destinados a merenda escolar na rede municipal de ensino de Ipu no valor de R$ 632.674,30, a vencedora desse certame foi a empresa FLAVIO JUNIOR LIMA DOS SANTOS-COM LIMA SANTOS, criada no dia 18/12/2008. Incrivelmente os preços praticados por essa empresa são superiores aos do comércio de Ipu.
Para exemplificarmos, vamos citar apenas 07 itens constantes na Licitação 2002.01/2009-SE:
9.600 kg de macarrão a R$ 36.960,00
16.500 kg de açúcar a R$ R$ 24.585,00
9.350 kg de arroz a R$ 23.281,50
4.250 kg de carne bovina salgada a R$ 63.325,00
8.950 kg de feijão a R$ 39.559,00
5.300 kg de massa de milho a R$ 9.275,00
1.000 kg de tempero completo a R$ 5.190,00
Total: R$ 202.175,50
Se os mesmos produtos acima tivessem sido comprados em Ipu da empresa A.C. XAVIER DA CRUZ, onde o Sr. Prefeito comprou vários produtos para seu gabinete, as mesmas compras sairiam pelo seguinte preço:
9.600 kg de macarrão a R$ 24.000,00
16.500 kg de açúcar a R$ R$ 21.450,00
9.350 kg de arroz a R$ 17.765,00
4.250 kg de carne bovina salgada a R$ 51.000,00
8.950 kg de feijão a R$ 30.788,00
5.300 kg de massa de milho a R$ 8.480,00
1.000 kg de tempero completo a R$ 4.800,00
Total: R$ 158.283,00
Como se vê, em apenas 07 itens da merenda escolar, observa-se um superfaturamento de R$ 43.892,50.
No dia 09/03/2009 às 10:50, o prefeito Sávio Pontes realizou a Licitação 2002.01/2009-SE para aquisição de gêneros alimentícios destinados a merenda escolar na rede municipal de ensino de Ipu no valor de R$ 632.674,30, a vencedora desse certame foi a empresa FLAVIO JUNIOR LIMA DOS SANTOS-COM LIMA SANTOS, criada no dia 18/12/2008. Incrivelmente os preços praticados por essa empresa são superiores aos do comércio de Ipu.
Para exemplificarmos, vamos citar apenas 07 itens constantes na Licitação 2002.01/2009-SE:
9.600 kg de macarrão a R$ 36.960,00
16.500 kg de açúcar a R$ R$ 24.585,00
9.350 kg de arroz a R$ 23.281,50
4.250 kg de carne bovina salgada a R$ 63.325,00
8.950 kg de feijão a R$ 39.559,00
5.300 kg de massa de milho a R$ 9.275,00
1.000 kg de tempero completo a R$ 5.190,00
Total: R$ 202.175,50
Se os mesmos produtos acima tivessem sido comprados em Ipu da empresa A.C. XAVIER DA CRUZ, onde o Sr. Prefeito comprou vários produtos para seu gabinete, as mesmas compras sairiam pelo seguinte preço:
9.600 kg de macarrão a R$ 24.000,00
16.500 kg de açúcar a R$ R$ 21.450,00
9.350 kg de arroz a R$ 17.765,00
4.250 kg de carne bovina salgada a R$ 51.000,00
8.950 kg de feijão a R$ 30.788,00
5.300 kg de massa de milho a R$ 8.480,00
1.000 kg de tempero completo a R$ 4.800,00
Total: R$ 158.283,00
Como se vê, em apenas 07 itens da merenda escolar, observa-se um superfaturamento de R$ 43.892,50.
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O resultado desse crime é o não cumprimento do cardápio elaborado por nutricionistas e a constante falta de merenda nas escolas.